Marketing Digital

Marketing Digital é o conjunto de ações online que visam os mesmo objetivos do marketing tradicional. O que mudam são o meios de comunicação. Quem quiser saber sobre o marketing tradicional, precursor do marketing digital, este link pode ajudar bastante

O Marketing Digital se sustenta nos meios de comunicação digitais, tais como sites da internet, mídias sociais, newsleters, chats de bate papo, serviços de mensagem instantânea e outros meios de comunicação que vão sempre surgindo pois é uma área cercada pela alta tecnologia.

Os meios digitais de comunicação andam crescendo em sua relevância no mundo de forma vertiginosa, e hoje supera, inclusive, em termos de eficácia e retorno de investimento, os meios de marketing tradicional. E, devido ao seu menor custo, será uma ferramenta de comunicação utilizada também por pequenas e médias empresas.

O Marketing digital como ferramenta para o seu negócio, seja online ou offline, seja virtual, escritório ou loja, possui as seguintes vantagens:

Segmentação

As ações de Marketing Digital podem segmentar o público-alvo por meio da faixa-etária, renda, sexo, interesses, etc – o que torna muito mais eficaz a comunicação, pois você estará se comunicando com quem tem interesse pelo seu conteúdo.

Alcance

Quer atingir o mundo inteiro? Quer impactar apenas o seu bairro? HOJE o impacto regional é possível pelo marketing digital. Seus anúncios e/ou conteúdos, apesar de estarem na web, podem ser configurados para atingir espaços físicos pré-definidos.

Métricas

Não há como mentir no Marketing Digital. Toda a atuação da sua campanha pode ser medida e analisada através de relatórios, você irá saber quantas pessoas acessaram seu site, quantos clicaram no seu anúncio no facebook, etc.

Virtualização

É possível, em alguns tipos de negócios, se livrar do aluguel, e diminuir suas despesas. Trabalhe no conforto de sua casa, economizando tempo e dinheiro com deslocamentos, congestinamentos, e ganhe mais qualidade de vida em seu trabalho.
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Interatividade

No Marketing Digital, a interatividade é onipresente, todo o meio de divulgação online possibilita ao usuário fáceis formas de interação, o mesmo, na hora que é impactado, pode entrar em contato instantaneamente para tirar dúvidas ou fechar um negócio sem precisar se deslocar, telefonar, etc.

Mutabilidade

Ih! mas os folderes já foram impressos!!! Esse tipo de problema não acontece nas ações de marketing digital. Caso ocorra, no meio do percurso, uma necessidade de modificação na campanha, a mesma vai envolver muito menos custo e retrabalho caso fosse utilizado a mídia impressa, por exemplo.

Sazonalidade

Não está dando conta de tantos clientes? Dê um tempo a si mesmo. As campanhas de Marketing Digital podem ser pausadas quando quiser, o tempo suficiente para dar um respiro, atender os clientes atuais com qualidade, e depois reiniciar a divulgação de sua empresa, produto ou serviço.

Relevância

A medida que mais se trabalha no Marketing Digital, os mecanismos de busca, tais como o google, indexam seu site e suas mídias sociais, torando-as ícones de “autoridade” na web. Dessa forma, sua presença digital continuará poderosa, mesmo que você diminua suas atividades de marketing digital.

Por causa das métricas, não há como mentir no Marketing Digital

Ferramentas de Marketing Digital

wordpress logo

Websites em WordPress

É claro que o seu site não precisa, necessariamente, ser em wordrpress. Nós da Rodrigo Utopia | Design Inteligente escolhemos o wordpress como o nosso CMS (Content Managment System, ou Gerenciador deCconteúdo) pois o mesmo, em nosso entendimento, é o CMS que está melhor alinhado às necessidades atuais do marketing digital.

Salvo raras excessões, é no website que as ações de marketing digital se consolidam em negócios. Diferentemente de uma mídia social, um website é uma propriedade sua, não está sujeita às mudanças de políticas do facebook, instagram, etc. Se valer uma analogia, um website é uma aranha que que tece teias e cria uma rede de contatos, e essa rede é modificada de tempos em tempos.

Caso queira saber mais sobre nossos serviços de Web Design, temos uma página específica sobre o assunto

Compet Material Gráfico

Google Adwords

É a ferramenta de anúncios pagos do Google. Consiste em uma complexa estratégia de lances que, no final das contas, o anunciante paga pelo clique no anúnico. Considerada, hoje, umas das ferramentas mais eficientes de Marketing Digital

A estratégia consiste, a grosso modo, criar um grupo de anúncios e, por meio das métricas e relatórios, otimizar a “conversão” dos mesmos. A estratégia deve ser bem elaborada, senão a campanha pode não dar certo. Daí a necessidade de estudar a ferramenta ou contratar uma agência pra se obter resultados desejados.

Anunciar no Adwords é mais caro do que no facebook, por exemplo, pois os usuários em busca de produtos e serviços pelo google são os mais aptos a fazerem uma compra.

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Otimização para mecanismos de busca (SEO)

É o conjunto de estratégias online que alavanca a posição do seu site nos mecanismo de busca de forma orgânica, isto é, seu site. no topo do google sem pagar por anúncios (adwords), Vale frizar que não é uma estratégia de retorno imediato. Envolve tempo e trabalho. Seus pilares se baseiam em:

  • Um website bem construído, dentro dos padrões de usabilidade e acessibilidade, leve e responsivo;
  • Conteúdo original, de qualidade e que atraia a atenção dos leitores (textos esclarecedores, imagens, inforgráficos, etc..)
  • Utilização de ferramentas de alcance local como o “Google meu Negócio”

Caso se interesse por SEO, temos uma página dedicada á esta ferramenta

Mídias Sociais

As mídias sociais, tais como o Facebook, Instagram, Linkedin, etc, se expandiram do meio social e informal para se tornarem eficientes ferramentas de relacionamento com os clientes, pois através destas é possível manter um relacionamento mais estreito com o clientes ao divulgar conteúdo de interesse e valor. É uma forma mais sofisticada que o email marketing. Anúncios também são regras de marketing bem sucedidas nas mídias sociais. No facebook, por exemplo, é possível ultra-segmentar seu anúncio para um grupo específico de pessoas como em nenhum outro local virtual é possível. E do mesmo pode-se incluir o instagram como veículo do anúncio.

E muito mais!

Como é um campo de ações de comunicação baseada no meio digital, o marketing digital está em constante mutação. Cercada de muita tecnologia, sempre haverá novos modos de se destacar da concorrência e prosperar seu empreendimento.

O meio é digital, mas é um tipo de serviço que só será próspero se houver um relacionamento estreito e positivo com o cliente. Reuniões presenciais regulares são importantes, e o entendimento entre agência e cliente devem estar sempre sintonizados.

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