Marketing Digital
Marketing Digital é o conjunto de ações online que visam os mesmo objetivos do marketing tradicional. O que mudam são o meios de comunicação. Quem quiser saber sobre o marketing tradicional, precursor do marketing digital, este link pode ajudar bastante
O Marketing Digital se sustenta nos meios de comunicação digitais, tais como sites da internet, mídias sociais, newsleters, chats de bate papo, serviços de mensagem instantânea e outros meios de comunicação que vão sempre surgindo pois é uma área cercada pela alta tecnologia.
Os meios digitais de comunicação andam crescendo em sua relevância no mundo de forma vertiginosa, e hoje supera, inclusive, em termos de eficácia e retorno de investimento, os meios de marketing tradicional. E, devido ao seu menor custo, será uma ferramenta de comunicação utilizada também por pequenas e médias empresas.
O Marketing digital como ferramenta para o seu negócio, seja online ou offline, seja virtual, escritório ou loja, possui as seguintes vantagens:
Segmentação
Alcance
Métricas
Virtualização
Interatividade
Mutabilidade
Sazonalidade
Relevância
Por causa das métricas, não há como mentir no Marketing Digital
Ferramentas de Marketing Digital
Websites em WordPress
É claro que o seu site não precisa, necessariamente, ser em wordrpress. Nós da Rodrigo Utopia | Design Inteligente escolhemos o wordpress como o nosso CMS (Content Managment System, ou Gerenciador deCconteúdo) pois o mesmo, em nosso entendimento, é o CMS que está melhor alinhado às necessidades atuais do marketing digital.
Salvo raras excessões, é no website que as ações de marketing digital se consolidam em negócios. Diferentemente de uma mídia social, um website é uma propriedade sua, não está sujeita às mudanças de políticas do facebook, instagram, etc. Se valer uma analogia, um website é uma aranha que que tece teias e cria uma rede de contatos, e essa rede é modificada de tempos em tempos.
Caso queira saber mais sobre nossos serviços de Web Design, temos uma página específica sobre o assunto
Google Adwords
É a ferramenta de anúncios pagos do Google. Consiste em uma complexa estratégia de lances que, no final das contas, o anunciante paga pelo clique no anúnico. Considerada, hoje, umas das ferramentas mais eficientes de Marketing Digital
A estratégia consiste, a grosso modo, criar um grupo de anúncios e, por meio das métricas e relatórios, otimizar a “conversão” dos mesmos. A estratégia deve ser bem elaborada, senão a campanha pode não dar certo. Daí a necessidade de estudar a ferramenta ou contratar uma agência pra se obter resultados desejados.
Anunciar no Adwords é mais caro do que no facebook, por exemplo, pois os usuários em busca de produtos e serviços pelo google são os mais aptos a fazerem uma compra.
Otimização para mecanismos de busca (SEO)
É o conjunto de estratégias online que alavanca a posição do seu site nos mecanismo de busca de forma orgânica, isto é, seu site. no topo do google sem pagar por anúncios (adwords), Vale frizar que não é uma estratégia de retorno imediato. Envolve tempo e trabalho. Seus pilares se baseiam em:
- Um website bem construído, dentro dos padrões de usabilidade e acessibilidade, leve e responsivo;
- Conteúdo original, de qualidade e que atraia a atenção dos leitores (textos esclarecedores, imagens, inforgráficos, etc..)
- Utilização de ferramentas de alcance local como o “Google meu Negócio”
Caso se interesse por SEO, temos uma página dedicada á esta ferramenta
Mídias Sociais
As mídias sociais, tais como o Facebook, Instagram, Linkedin, etc, se expandiram do meio social e informal para se tornarem eficientes ferramentas de relacionamento com os clientes, pois através destas é possível manter um relacionamento mais estreito com o clientes ao divulgar conteúdo de interesse e valor. É uma forma mais sofisticada que o email marketing. Anúncios também são regras de marketing bem sucedidas nas mídias sociais. No facebook, por exemplo, é possível ultra-segmentar seu anúncio para um grupo específico de pessoas como em nenhum outro local virtual é possível. E do mesmo pode-se incluir o instagram como veículo do anúncio.
E muito mais!
Como é um campo de ações de comunicação baseada no meio digital, o marketing digital está em constante mutação. Cercada de muita tecnologia, sempre haverá novos modos de se destacar da concorrência e prosperar seu empreendimento.
O meio é digital, mas é um tipo de serviço que só será próspero se houver um relacionamento estreito e positivo com o cliente. Reuniões presenciais regulares são importantes, e o entendimento entre agência e cliente devem estar sempre sintonizados.